Beber moderadamente pode fazer bem ao cérebro
Pois é, depois de tanto se falar sobre os males do álcool chegou a época de dar boas notícias sobre o consumo moderado dessa “droga lícita”.
De acordo com a análise de 15 estudos, publicação do The American Journal of Geriatric Psychiatry, o uso moderado do álcool em pessoas cima de 60 anos pode reduzir o risco do Alzheimer e de outras demências. (Como diria um cliente que atendo: “aproveite essas notícias porque amanhã pode ser diferente!”).
Os pesquisadores nessa revisão alertam que esse não pode ser considerado um resultado conclusivo ou válido para todas as pessoas, pois depende de diferentes variáveis, como o tipo de álcool consumido e a quantidade (Ou seja, meu cliente tem razão, amanhã a recomendação pode mudar!).
Mas como o álcool pode fazer bem? Segundo a revisão, o consumo moderado pode aumentar os níveis de HDL (o colesterol bom), melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e diminuir os riscos de coagulação. Todos os fatores citados podem ser responsáveis por reduzir os riscos de demência, que segundo a pesquisa, chega a ser de 45% menor nos homens e 27% das mulheres.
Acredito que opiniões como as dessa revisão nos ajudam a ter uma posição sobre assuntos polêmicos, como o uso do álcool na terceira idade. Afinal, muitas vezes somos questionados pela família ou pelo próprio cliente sobre assuntos conflituosos e que influenciam na qualidade de vida do cliente.
Quer ler esta notícia na íntegra? Acesse o Cognifit.
Ana Katharina Leite.
Popularity: 1% [?]

Envie textos de experiências que você passou com o tema do nosso site. Seu texto vai ser analisado por nossa equipe e pode ser publicado em uma seção especial do site.
Colabore! Sugira temas, abordagens e participe do nosso site!
Se você gosta do conteúdo que produzimos não deixe de assinar nosso
Nosso site utiliza HTML e CSS validados. Todo o conteúdo é de produção da equipe do ReabCognitiva.org.